Histórico do braille no mundo

Histórico do braille no mundo

Braille é um código reconhecido universalmente como forma de comunicação para cegos e se utiliza da percepção tátil para leitura e escrita. Há registros de que países europeus se preocupavam em conseguir uma forma de comunicação para cegos, porém sem sucesso.


O sistema mais antigo de que se tem registro é o baseado no Sistema de Letra Latina. Consistia num complicado sistema de relevo no qual se misturavam retas e curvas.


Na França, Valentin Hauy, pioneiro da primeira escola para cegos, denominada de “Instituto Real de Jovens Cegos”, adaptou caracteres usando o autor relevo, em tamanho grande, o que permitia aos cegos realizar a leitura de textos.


O oficial da artilharia militar francesa Charles Barbier, inventou uma forma de comunicação denominada de escrita noturna, usando pontos em autor relevo para que realizasse leituras durante a noite, em batalhas, usando apenas o tato. Seu código era composto de 12 pontos distribuídos em duas colunas de seis pontos. Dessa forma, ele realizava as combinações, totalizando 36. Barbier criou um código considerado extremamente difícil para ser decodificado pelos militares em situações de guerra. Durante a noite, na escuridão, a comunicação não acontecia e seu código não foi aprovado pelos militares franceses. Porém, seu código foi mostrado ao Instituto Real de Jovens Cegos, onde foi bem recebido.


Nessa época Louis Braille, então jovem de aproximadamente quinze anos, frequentava o Instituto e se mostrava atento à novidade apresentada. Braille fez sugestões interessantes e para o espanto e desaprovação de Barbier alterou o seu sistema. Ele adaptou a quantidade de pontos reduzindo de 12 para seis pontos e de seis em três pontos, o que facilitou a percepção por meio do tato. Adaptou ao sistema alfanumérico fazendo a combinação de pontos em autor relevo, em aproximadamente 63 combinações.


Braille é uma combinação de pontos para facilitar a percepção e proporcionar a leitura, segue a sequência de pontos sempre de cima para baixo, na horizontal. A combinação parte com sequência numérica observando a contagem, inicialmente à esquerda, de cima para baixo estão distribuídos os pontos 1, 2 e 3 que continua a esquerda os pontos 4, 5 e 6. Essa tábua é denominada de “Cela Braille”. Louis Braille iniciou a sua combinação de pontos analisando uma cela. Minuciosamente ele adaptou o modelo de Barbier reduzindo a quantidade de pontos ele realizou combinações e foram nomeando letras, números, notas musicais.


Foi na França, em 1809, que nasceu Louis Braille, filho de artesão fabricante de arreio. Louis Braille nasceu saudável e forte. Criança esperta, inteligente e ativa gostava de passar horas do dia brincando na loja de seus pais. Acidentalmente, com uma das ferramentas e em meio a uma brincadeira em sua própria casa o pequeno Louis, com aproximadamente dois anos; perfurou o olho esquerdo. Conta à história que ele perdeu a visão esquerda, mas contraiu uma infecção forte no olho direito. Seus pais, na dificuldade da época em conseguir médico, trataram a enfermidade com remédios caseiros que de nada adiantou. Louis ficou cego aos cinco anos de idade.


Passou a infância usando a inteligência para criar seu mundo imaginário. Questionador demonstrava a inteligência que era percebida por todos. Na idade escolar teve dificuldade em realizar sua matrícula para estudar numa escola regular em razão da falta da visão. Seus pais e o padre da cidade onde vivia foram incentivadores da aprendizagem, pois percebiam tal facilidade do garoto em aprender.


Com aproximadamente dez anos foi contemplado com uma bolsa de estudos no Instituto Real de Jovens Cegos de Paris (Institut Royal des Jeunes Aveugles de Paris). No instituto Louis realizava leitura com o auxílio de grandes letras impressas em grossos papéis, programa criado pelo próprio diretor do instituto. Dessa forma simples muitos deficientes visuais aprenderam a ler. Mas era somente atividade de leitura, pois a escrita (desejo de muitos) tinha maior dificuldade para ser realizada.


Em registros de Louis foi encontrado em seu diário escolar: “Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre ideias e doutrinas, terei de encontrar outra forma".


Louis com sua determinação e coragem foi um jovem vencedor, mostrou que se pode integrar socialmente e se tornou conhecido universalmente pelo seu método de escrita e leitura em Braille. Em quase dois séculos, a quantidade de pessoas que foram beneficiadas pela cela Braille é muito grande e cresce a cada dia. Podemos dizer que a luz da sabedoria estava iluminando a vida do deficiente visual.

Fonte: Portal Educação

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/historico-do-braille-no-mundo/21487



Comentários (0)


Deixe um comentário