A Origem do Aparelho Auditivo

A Origem do Aparelho Auditivo

A primeira amplificação acústica para melhorar a audição foi a elementar e instintiva utilização da mão em concha atrás da orelha, o que pode aumentar até 10 décibeis os sons em determinada faixa de frequências.


Por volta do século XVI foi registado o uso de cornetas de origem animal e no século XVII de cornetas manufacturadas.


Um estudo da história dos aparelhos auditivos demonstra que um dos primeiros  aparelhos eléctricos auditivos foi o Akoulathon, criado por Miller Reese Hutchinson em 1898. Este aparelho era de pousar numa mesa e usava um microfone de carbono ligado a três pares de auscultadores.


Estes dispositivos tinham que ser usados em torno do corpo, tornando-se muito pesados e incómodos para transportar.


Desde a invenção do Hutchinson os aparelhos auditivos têm apresentado diversos aspectos e formas. Um dos aparelhos mais antigos foi inventado pelo investigador Harvey Fletcher, da empresa Bells Labs. Consistia num molde na orelha e uma caixa onde os amplificadores estavam colocados. A caixa e o molde auricular estavam ligados por um cabo.


Em poucos anos o sistema de Fletcher foi substituído pelo BTE, Behind The Ear, (atrás da orelha). Trata-se de um molde em plástico colocado numa caixa em forma de gancho que se adapta à parte de trás da orelha. O som é amplificado electricamente e enviado para o ouvido usando a condução do ar. Este sistema tornou-se rapidamente o mais popular por uma série de razões. Por um lado era barato e muito resistente e por outro o molde podia ser facilmente substituído.

 

Outro tipo de dispositivo que surgiu após o BTE foi o ITE, In The Ear, (intra-auricular). Como o nome indica, este dispositivo é colocado no canal do ouvido externo.


Com a evolução da tecnologia e a chegada dos transístores em 1952, estes aparelhos diminuíram progressivamente de tamanho e a sua performance também melhorou exponencialmente


Com a chegada do século XXI a tecnologia dos microchips tornou os aparelhos auditivos menores e ainda mais precisos. A mais nova geração de aparelhos auditivos tem a capacidade de se ajustar continuamente ao ambiente onde se encontra para melhorar a qualidade de som e reduzir o ruído de fundo.


Não restam dúvidas de que apesar da origem dos aparelhos auditivos ser incerta, a verdade é que o seu progresso tem sido tudo menos isso

Fonte: Origem das Coisas



Comentários (0)


Deixe um comentário